Skip to content

Custo

Outro bom motivo para adotar os absorventes reutilizáveis é a economia. Reutilizáveis podem durar até 6 anos, e isso representa um bocado de reais economizados – dinheiro que iria direto para o lixo na forma de absorventes descartáveis. E então chegamos na questão da autonomia. Todos os meses, as mulheres entregam o controle de um processo poderoso e íntimo nas mãos de corporações que não têm a saúde feminina como um de seus objetivos principais. Hoje em dia, se capitaliza tudo – até a menstruação. A publicidade nos diz que é moderno e prático utilizar absorventes e tampões, e nós acreditamos. Se passamos a controlar, nós mesmas, o que fazemos do nosso ciclo mensal, abre-se uma porta para que ocorra uma mudança profunda na maneira pela qual encaramos a “incomodação”.

A indústria de produtos de higiêne feminina é um dos negócios mais lucrativos dentro da esfera do consumismo. Embora a maioria das mulheres raramente pensa sobre isso, todas nós temos sido afetadas negativamente por esta indústria corrupta. Como esses produtos, incluindo absorventes, tampões e duchas são uma parte regular da vida das mulheres, a maioria de nós não estão cientes das maneiras complexas que temos sido influenciadas.

Embora os fabricantes e anunciantes de produtos de higiêne feminina tentam convencer as mulheres consumidoras de que seus produtos são benéficos, saudáveis e necessários, a verdade é que estes produtos têm sido inventados, não só como uma forma de ganhar dinheiro, mas também como uma forma de manter controle sobre as mentes e corpos das mulheres.
Há uma longa história por trás do surgimento da indústria de higiêne feminina. Ao examinar esta história se tornar evidente que estes produtos são tudo, menos saudáveis. Ao longo dos anos, os fabricantes de produtos de higiêne feminina têm se tornado bem sucedidos às custas de corpos e mentes das mulheres.

_

Continue lendo no fanzine “Tire o Plugue da Indústria da Higiêne Feminina”:

_

Faça o download ou veja online em pdf: Zine Tire o Plugue

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: